11/02/2016

Forever - Opinião


Título: Forever - Um Amor Eterno (Forever)
Série: Os Lobos de Mercy Falls 3 (The Wolves of Mercy Falls 3)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Editorial Presença
Da Mesma Autora Li Também: Linger - Um Amor Adiado
Sinopse: Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas idades em países de todo o mundo, Forever abre quando Grace acaba de sair da sua mutação em loba... acossada desde logo, ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. Sam faria tudo por ela, mas conseguirá ele encontrar a cura para recuperar Grace e ficar com ela para sempre?





Começo desde já por avisar que esta opinião vai ser pior que as outras (se é que isso é possível) porque não estou minimamente inspirada, com paciência ou com tempo para a fazer.

A sinopse acima não é a que encontrei no Goodreads, mas se bem me lembro, não é a que está no livro.

Forever começa com a morte de uma humana às "mãos" da loba Shelby (nunca disse aqui que sempre odiei a Shelby, mas agora fica registado) e traz-nos então uma Grace que agora vive na floresta, na sua forma de loba e Sam, que continua humano e tenta encontrar uma forma de passar os meses em que Grace não está presente.
Continuamos também a acompanhar Cole e as suas tentativas (por vezes bastante arriscadas) de descobrir uma cura para Grace e os outros lobos; e Isabel, que tenta lidar da melhor forma com os seus problemas familiares e um pai que quer, a todo o custo, acabar com os lobos.

Grace encontra-se na fase em que tão depressa consegue voltar a ser humana como pode voltar a ser loba. É uma fase inconstante que a leva a passar por alguns perigos, que por vezes só consegue contornar graças à ajuda dos seus amigos.

O livro gira à volta disso e da destruição dos lobos. Os nossos heróis tentam arranjar uma forma para contornarem essa situação e só o conseguem graças à ajuda de um aliado improvável: um polícia, que já desconfiava que os lobos de Mercy Falls eram muito mais que simples lobos.
Mesmo assim, muitos lobos morrem durante a fuga para um local onde não serão apanhados e um deles acaba mesmo por morrer por culpa de Shelby, que no meu entender, não pretende fugir, só quer matar aqueles que ela pensa que lhe fizeram mal.

No fim, e com a ajuda de Isabel, os lobos conseguem chegar a esse local tão desejado mas com algumas baixas.

Isabel é castigada por ajudar os lobos e tem de voltar para a Califórnia. Sinceramente, não sei muito bem onde é que Cole se encaixa depois desta batalha, pois pouco mais sabemos dele, a não ser que não está morto.
Quanto a Sam e Grace... ficam juntos?! Fica no critério do leitor, pois no fim do livro Grace vai tentar usar a cura e é assim que acaba. Não sabemos se corre bem ou não.

Já tinha lido/ouvido que o livro não acabava bem, mas não pensei que fosse neste sentido e confesso que não gostei muito. Este tipo de finais não é propriamente do meu agrado.
Mesmo assim gostava que a autora mencionasse este assunto no quarto livro. Sim, há um outro livro que se foca em Cole e Isabel, mas que ainda não saiu (nem sei se vai sair) por cá, o que é pena, posi gostava bastante de o ler

No geral gostei deste "último" livro e da série, mas o meu favorito foi mesmo o segundo.

1 comentário :

Back to Top