13/02/2016

P.S. Ainda te Amo - Opinião


Título: P.S. Ainda te Amo (P.S. I Still Love You)
Série: A Todos os Rapazes que Amei 2 (To All the Boys I've Loved Before 2)
Autora: Jenny Han
Da Mesma Autora Li Também: A Todos os Rapazes que Amei
Editora: Topseller
Sinopse: Ele é o único homem que a fez sentir-se viva. Mas também é aquele que a poderá destruir.
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito atribulada, pelo menos na sua imaginação. Ela jamais imaginou que as cartas que escreveu a despedir-se dos rapazes por quem se apaixonou, mas a quem nunca teve coragem de confessar o seu amor, chegassem às mãos dos seus destinatários. E por causa disso meteu-se numa grande confusão. Para escapar à vergonha, começou um namoro a fingir com o Peter Kavinsky.

Lara nunca esperou apaixonar-se a sério pelo Peter. E por isso está mais confusa do que nunca.

Agora, ela terá de aprender a estar num relacionamento que, pela primeira vez, não é a fingir. Porém, quando um outro rapaz do seu passado reaparece na sua vida, Lara percebe que também nutre por ele sentimentos mais profundos. Será possível uma rapariga estar apaixonada por dois rapazes ao mesmo tempo?
Uma história dedicada e encantadora, que nos mostra que o amor não é fácil, mas que é por isso mesmo que é tão fascinante apaixonarmo-nos.


Gostei tanto do primeiro livro desta duologia que estava ansiosa para ler o segundo, P.S. Ainda te Amo. Assim que o livro ficou em pré-venda, comprei-o logo e mal terminei a trilogia que andava a ler, peguei logo neste.

Ao ler a sinopse fiquei um bocadinho de pé atrás. Se no primeiro livro o Josh foi descartado do triângulo amoroso porque a Lara Jean percebeu que gostava mesmo do Peter, para quê arranjar  outra personagem para vir atrapalhar a relação dos dois? Eu sei que as coisas não acabaram muito bem entre eles no fim do primeiro livro, mas gostava que este se tivesse focado mais nos dois e infelizmente não foi isso que aconteceu.

O início do livro fez-me gostar mais da Margot (irmã mais velha da Lara Jean). Lembro-me que no primeiro livro não gostei muito das suas atitudes mas afinal também ela mudou e para melhor. Mesmo as partes em que ela aparece, quando está de volta à Escócia, são bem vindas.

Tive pena que a partir de uma certa altura este livro nos mostrasse tão pouco da Lara Jean com o Peter porque gosto mesmo das cenas em que aparecem os dois (ou mesmo quando a Kitty está com eles), para a autora nos dar a conhecer mais do John (fui só eu que em certas alturas baralhei o John e o Josh? Nomes parecidos no mesmo livro não são para mim, pelo menos enquanto não me habituar a eles!).
Ok, o John é tudo o que o Peter não é e percebo porque é que muitas leitoras gostam bastante dele. Principalmente porque o Peter continua a passar demasiado tempo com a Genevieve. Mas eu não. Eu gosto do Peter e torcia para que no fim ele e a Lara Jean ficassem juntos.

Gostei bastante de ver que o Peter não deixou de estar presente para a Kitty mesmo quando já não estava com a Lara Jean. Adoro vê-los juntos e apesar de todas as suas traquinices continuo a adorar a Kitty, mesmo ela sendo uma personagem de apenas dez anos. E armada em casamenteira então, hehe.

Depois daquela conversa à porta da escola, para mim tudo indicava que a Lara Jean ia ficar com o John e não com o Peter (para mal dos meus pecados). E afinal a conversa que ela tem com o John no carro foi tudo o que eu menos esperava. 
E a partir daqui ainda pensei que ela ficasse sozinha, mas afinal a autora baralha tudo outra vez e o final foi como eu queria. 
Mas mesmo assim foi estranho, foi tudo um pouco apressado e fiquei com a sensação que faltou ali qualquer coisa.

Apesar de termos personagens novas, tantas reviravoltas e de a autora nos dar a conhecer uma nova faceta da Lara Jean (que sei que fez com que muitas pessoas não gostassem tanto dela como no primeiro livro), no geral gostei bastante deste segundo livro e decidi dar-lhe nota máxima (o que fez com que fosse mudar a nota que dei ao primeiro, pois achei que 4,5* não era justo para nenhum dos dois livros).

Sem comentários :

Enviar um comentário

Back to Top