05/02/2016

Linger - Opinião


Título: Linger - Um Amor Adiado (Linger)
Série: Os Lobos de Mercy Falls 2 (The Wolves of Mercy Falls 2)
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Editorial Presença
Da Mesma Autora Li Também: Shiver - Um Amor Impossível
Sinopse: Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.







Quando acabei Shiver estava na dúvida se pegava logo em Linger ou noutro livro, porque gosto de ler livros que tenham continuação, mas às vezes chego a um ponto em que começo a ficar um pouco saturada de estar a ler sempre a mesma história. Mesmo assim, lá peguei em Linger porque a outra opção seria um livro com mais de setecentas páginas.

Em Linger continuamos a acompanhar a história de Grace Brisbane e Sam Roth, mas com pequenas diferenças: por um lado, Grace e Sam continuam juntos, mas agora que os pais da rapariga sabem que eles são namorados, já não vêem Sam com bons olhos, nem o querem tanto tempo na sua casa; e por outro lado, Sam é agora completamente humano, depois de ter sido curado em Shiver e Grace sente-se estranha, doente e não sabe bem naquilo que se está a tornar.

Neste livro há também um novo pormenor: não vemos as coisas só pelos pontos de vista de Grace e Sam, mas também pelos pontos de vista de Isabel e Cole. Acho que este pormenor deu uma lufada de ar fresco ao livro e não o tornou tão parado e aborrecido (em certas partes) como o primeiro. 
Isabel é uma personagem que já vem do primeiro livro e de quem, no início, eu não gostava muito. Mas depois de perceber as razões de ela ser como é, até passei a gostar dela. E verdade seja dita, ela é a única que não tem medo/receio/vergonha de dizer tudo o que os outros deviam dizer mas não dizem e por vezes é a voz da razão.
Cole é uma personagem que apareceu brevemente no primeiro livro e foi convertido a lobo por sua livre e espontânea vontade. É uma personagem por vezes irritante nas coisas que diz, mas lá está, também tem uma história de vida um pouco difícil e as suas más decisões ao longo da vida tornaram-no assim. Apesar disso e como temos os seus pontos de vista, conhecemos melhor a personagem e acabei por gostar bastante dele.

Entre Sam a tentar habituar-se à sua nova vida como humano, Grace doente e com indícios de quem se vai transformar em lobo, Cole a tentar ser sempre lobo e os pais de Grace a quererem mandar na vida dela depois de praticamente a ignorarem ao longo dos seus dezassete anos de vida, o livro vai avançando a bom ritmo e leva-nos ao um final previsível mas não tanto como eu esperava.
Pensava que Grace iria acabar por se transformar em lobo por si só, mas não, afinal há toda uma teoria que Cole conseguiu perceber e este acaba por morder Grace para que a rapariga não morra.

E é assim que o livro acaba. Os papéis invertem-se e agora é Sam o humano e Grace a loba. Como quero saber como as coisas se vão desenrolar no último livro, já o tenho a postos para começar a ler assim que acabar este post, hehe.

Como gostei um pouco mais deste livro que do primeiro, decidi dar-lhe uma nota um bocadinho mais alta.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Back to Top