29/05/2016

Confesso - Opinião


Título: Confesso
Autora: Colleen Hoover
Editora: Asa
Da Mesma Autora Li Também: Hopeless
Sinopse: Jovens apaixonados com demasiadas verdades escondidas. Há segredos que não devem ser revelados.
Auburn Reed tem toda a sua vida planeada. Não há espaço para erros ou imprevistos. Até que, um dia, entra num estúdio de arte e conhece Owen Gentry, o enigmático artista dono do estúdio. Auburn sente, de súbito, que algo muda dentro dela e decide deixar-se levar pelo coração.

Owen, contudo, guarda segredos que não quer ver revelados. As escolhas do seu passado não parecem permitir-lhe um futuro livre, e Auburn tem demasiado a perder se decidir lutar por ele. A única forma de não pôr em risco tudo o que é importante para si é deixar Owen. Confessar é tudo o que ele tem de fazer para salvar a relação de ambos. Mas, neste caso, a confissão pode ser muito mais destrutiva do que o próprio pecado.

Será o amor capaz de sobreviver à verdade?

Confesso é uma história de imenso amor e coragem, que nos faz acreditar em segundas oportunidades. Inclui 8 páginas a cores com as ilustrações dos quadros de Owen.



Contém alguns spoilers


Há algum tempo que queria muito ler mais qualquer coisa de Colleen Hoover porque ainda só tinha lido um dos seus muitos livros. Quando vi que Confesso ia ser editado cá, decidi que tinha de o comprar.

Confesso é um livro em que a história é contada em dois pontos de vista: o de Auburn e o de Owen. Acho que esta foi uma escolha acertada, pois assim conseguimos perceber a história pelos dois lados. 

Tal como nos diz a sinopse, Auburn tem a sua vida toda planeada e não há espaço para que aconteçam coisas inesperadas. Mas tudo muda quando, num acto um pouco irreflectido, Auburn entra num estúdio de arte (onde precisam urgentemente de uma empregada) e conhece Owen Gentry.

É impossível não se gostar de Owen, apesar de todo o mistério que parece rodeá-lo. E Auburn não consegue não gostar dele, porque não lhe acontecia algo assim há muitos anos. 
Seis anos, para ser mais precisa. Quando tinha apenas 15 anos, Auburn e Adam estavam apaixonados. Ele foi o seu primeiro namorado e parecia que a relação ia ser para sempre. Só que Adam ficou doente e, passado algum tempo, acabou por morrer no hospital.

Através da pistas, chamemos-lhe assim, que a história de Auburn nos vai dando, conseguimos perceber muita coisa que aconteceu na sua vida, desde que Adam morreu e quais são os segredos que no início ela esconde.
Já com Owen, só com o avançar da história conseguimos perceber quais os segredos que a sua personagem esconde e porque são tão difíceis de confessar. São segredos que podem mudar e arruinar tudo.

A relação das duas personagens principais evolui muito depressa. Eu sei que até pode ser possível, mas se virmos bem as coisas, eles acabam por passar tão pouco tempo juntos ao longo do livro e a acção desenrola-se tão depressa e num espaço tão curto de tempo que parece que foi tudo um pouco apressado. Mesmo assim a relação é credível e fácil de perceber porque aconteceu assim.

Gostei bastante da história por trás do estúdio de arte do Owen e acho que devíamos ter visto mais confissões. Não sei, gostei tanto dessa parte e a partir de uma certa altura deixa de ser tão mencionada que estranhei. Também adorei os quadros e as confissões associadas aos mesmos.

Gostei bastante das duas personagens principais. A Auburn, apesar de ter medo do que pode acontecer, acaba por crescer bastante ao longo do livro e torna-se mais forte por tudo aquilo que já passou. Já o Owen, no início fica-se um bocadinho de pé atrás, mas depois é impossível não gostar dele.
A Emory, companheira de casa da Auburn, é bastante engraçada, mas tem atitudes um pouco idiotas. 
A Lydia irritou-me logo desde o início. E o Trey é um obcecado que faz tudo para atingir os seus objectivos. Odiei-o.

No geral gostei do livro. Não superou as minhas expectativas, mas serviu o seu propósito, que era uma leitura rápida e explorar mais livros da Colleen.

1 comentário :

  1. Ainda só li um livro desta autora mas adorei. É por isso que quero muito ler este e outros dela.

    ResponderEliminar

Back to Top