03/03/2016

Quatro: Histórias da Série Divergente - Opinião


Título: Quatro: Histórias da Série Divergente (Four: A Divergent Story Collection)
Série: Divergente 0,1-0,4 (Divergent 0,1-0,4)
Autora: Veronica Roth
Da Mesma Autora Li Também: Divergente, Insurgente, Convergente
Editora: Porto Editora
Sinopse: Dois anos antes de Beatrice Prior ter feito a sua escolha, o filho de 16 anos do líder dos Abnegados fez o mesmo. A transferência de Tobias para os Intrépidos é a última oportunidade para um recomeço. Na nova fação não será conhecido pelo nome que os pais lhe deram, pois não permitirá que o medo o reduza a uma criatura indefesa.Agora conhecido como "Quatro", Tobias depressa descobre que os Intrépidos foram a opção certa. No entanto, a Iniciação é apenas o começo, pois Quatro terá de conquistar o seu lugar na hierarquia da nova fação. As suas decisões afetarão futuros Iniciados, além de deixarem a descoberto segredos que poderão ameaçar o seu próprio futuro – e o futuro de todo o sistema de fações.

Já devia ter deixado aqui a opinião a The Siren de Kiera Cass, mas acabei por saltar essa (e o mais provável é nem a escrever) e passei directamente para a opinião deste livro, que também devia ter surgido há uns dias. Não é que tenha muito a escrever sobre este livro, mas não queria deixar duas opiniões para trás, porque apesar de achar que nunca são nada de especial, estava a conseguir deixar as opiniões de todos os livros que já li este ano.

Mas passando à frente...

Se estão à procura de uma leitura leve e rápida para, por exemplo, acabarem com aquela preguiça de ler porque nada vos satisfaz ou para acabarem o mês com mais um livro lido, Quatro é o livro ideal e ao mesmo tempo é um livro que se lê muito bem.

Quatro não traz muita coisa nova nem interfere muito com a série em si, porque só quase no fim do livro é que os caminhos desta história e do primeiro livro da série se cruzam, mostrando-nos algumas cenas de Divergente mas pelo ponto de vista de Tobias.
Se ainda não leram a série e estão a pensar começar, mas primeiro querem ler tudo pelo ponto de vista da Tris, leiam primeiro Divergente e só então peguem neste, que é um excelente complemento para o primeiro livro. 
Se esse pormenor não vos faz diferença, peguem primeiro neste, pois faz todo o sentido começar-se por Quatro para saberem como tudo acontece antes de Tris chegar aos Intrépidos.
Se são daquelas pessoas que acham que os autores estragam a história quando a contam pelo ponto de vista de outra personagem, este livro também é para vocês, pelo menos na minha opinião. Simplesmente porque a história não é recontada, apenas ficamos com mais informação sobre o que se passava neste mundo antes de Tris aparecer.

Não me quero alongar muito mais que isto, por isso e para finalizar, só me resta dizer que há ódios por certas personagens que se mantêm. Mas por outro lado e como já disse aqui no blog, este livro fez-me gostar ainda mais do nosso Tobias, se é que isso é possível.

1 comentário :

  1. Não que com este livro possa ser muito "spoilada", mas quando ler volto cá ;)

    ResponderEliminar

Back to Top